• Histórias Estranhas
  • A Quarta Dimensão
  • Adolpho Werneck - Vida e Obra
  • Arquivos de Guerra
  • Escravos dos Sentidos
  • Lamento e Perdição
  • Caçadores da Rua do Bosque
  • Peace and Love, Inc.

20 de julho de 2010

A Fonte do Tempo

A Fonte do Tempo (Fountain of Time) é uma obra do escultor, escritor e educador estadunidense Lorado Taft (1860-1936).

Tendo ganho em 1907 para sua obra "Fonte dos Grandes Lagos" uma comissão do Fundo Ferguson  -- um presente de 1 milhão de dólares de Benjamin Ferguson para "a memória de eventos da História Americana" --, em 1914 Taft ofereceu nova proposta ao Fundo para celebrar 100 anos do Tratado de Gante, que pôs fim à Guerra de 1812 entre Estados Unidos e Reino Unido. Após apreciação de um modelo inicial com 6 metros de comprimento, um quarto do tamanho pretendido, o projeto foi aprovado em maio de 1915. Taft concluiu a escultura em 1918, mas a instalação no lugar pretendido só pode ser feita em 1920 devido ao escultor ir para a França na Primeira Guerra Mundial servir em um um grupo de entretenedores e palestrantes.

Água começou a correr na fonte em 1920, mas ela só foi devidamente inaugurada e dedicada à cidade em 1922. O plano de Taft era acompanhar a obra com outra intitulada "Fonte da Criação", que nunca foi completada.


A escultura mostra uma personificação do tempo, o Pai Tempo, de manto e foice, observando uma massa de figuras que representam a humanidade em vários estágios de sua história, como crianças brincando, um casal se beijando, uma velha sendo amparada e um soldado a cavalo.

A escultura foi feita com mais de 200 toneladas de um agregado de cascalho semelhante a concreto despejados em molde. Não tendo juntas de expansão, a escultura sofreu com a dilatação do calor. Somado a limpezas abrasivas malfadadas, nos anos 80 a escultura exibia rachaduras e detalhes perdidos para o desgaste. Vários projetos de restauração foram feitos desde 1989, mas o mais expressivo terminou em 2001, com limpeza e reforço estrutural de toda a obra.

Suas dimensões aproximadas são 7 metros de largura, 7 de altura e 40 de comprimento. Está localizada no canto sudeste do Parque Washington em Chicago, Illinois. Visite as páginas do comitê de restauração e da Wikipédia para mais fotos. Abaixo, a fonte inteira vista de trás do Pai Tempo.

0 comentários:

Comente...