• Histórias Estranhas
  • A Quarta Dimensão
  • Adolpho Werneck - Vida e Obra
  • Arquivos de Guerra
  • Escravos dos Sentidos
  • Lamento e Perdição
  • Caçadores da Rua do Bosque
  • Peace and Love, Inc.

16 de novembro de 2010

Relógios de Curitiba (1)

 
1866 - Farmácia Stellfeld (1857 de Sol da Tiradentes)
Local: Praça Tiradentes.
Detalhes: relógio de sol, formato irregular, face branca, números arábicos, graduado, inscrição "1857".
Links/Fotos: Gazeta do Povo, Circulando por Curitiba, José Domingos, Hackeando Catatau, Família Strobel.
Karl August Stellfeld, melhor conhecido como Augusto Stellfeld (1817-1894), fundou a Botica Allemã ao lado da Santa Casa de Misericórdia em 7 de abril de 1857. Em 1866 (1863?), a farmácia mudou para edifício próprio no Largo da Matriz, hoje Praça Tiradentes. Os artesãos alemães responsáveis pela obra realizaram o feito arquitetônico de construir o telhado sem usar pregos.

1880 - Hospital de Caridade da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia
Local: Rua André de Barros, esquina com Rua Alferes Poli.
Detalhes: relógio mecânico, circular, dois ponteiros, face cinza, números romanos (4 grafado IIII), não graduado.
Links/Fotos: PUC/PR, Flickr da Santa Casa, Gazeta do Povo, Circulando por Curitiba, COPAN, Pizzaria Reginas, Rim Online.
Resultado da iniciativa da Fraternidade Curitibana, que desde 1843 fazia esforços para estabelecimento da Santa Casa de Misericórdia na capital paranaense, o que veio a ocorrer só em 9 de junho de 1852. A construção do Hospital de Caridade iniciou em 1868 e foi concluída em 1880, sendo inaugurado em 22 de maio pelo imperador Dom Pedro II. A rua em que foi construída ganhou o nome de Rua da Misericórdia, atual rua André de Barros.

1883 - Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas
Local: Largo da Ordem.
Detalhes: relógio mecânico, circular, dois ponteiros, face branca, números romanos (4 grafado IIII), graduado.
Links/Fotos: Arquidiocese de Curitiba, Panoramio, Circulando por Curitiba, Agenda Digital, Vanessa Marcia Vargas
A igreja mais antiga da cidade foi construída em 1737 como Igreja de Nossa Senhora do Terço, mudando de nome com a chegada da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas em 1746, que usou o lugar como convento até 1783. Em 1834 uma parte da igreja desmoronou, mas a restauração só foi feita em 1880, com a visita do imperador Dom Pedro II. Em 1883 foi concluída a construção da torre, com sinos doados por ervateiros.

1885 - Estação Ferroviária Velha
Local: Avenida Sete de Setembro, 2775.
Detalhes: relógio mecânico, circular, dois ponteiros, face branca, números arábicos, segunda numeração interna de 13 a 24 horas colorida em vermelho, não graduado.
Links/Fotos: Shopping Estação, Estações Ferroviárias, Circulando por Curitiba, Blogeleuza.

A estação ferroviária de Curitiba foi inaugurada em 1885, para integrar a linha Curitiba-Paranaguá. Leia mais neste artigo que fiz sobre o Shopping Estação.

1891 - Igreja Matriz de São José em Santa Felicidade
Local: Avenida Manoel Ribas, 6252.
Detalhes: relógio mecânico, circular, dois ponteiros, face branca, números arábicos, não graduado, total de quatro (faces da torre).
Links/Fotos: Arquidiocese de Curitiba, Circulando por Curitiba, Bedene, Adenir Zanin, ACISF, Parques Curitiba
Um campanário separado do edifício principal é, segundo a Arquidiocese de Curitiba, elemento tradicional da arquitetura eclesiástica italiana. Encontrei foto da fundação da Igreja sem mostrar o campanário, todavia, e não pude determinar se já constava desde a inauguração ou se foi adicionada na ampliação que lhe deu o aspecto que tem hoje. A fachada anterior foi replicada no Memorial Italiano.

1893 - Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba
Local: Praça Tiradentes.
Detalhes: relógio mecânico, circular, dois ponteiros, face branca, números romanos (4 grafado IIII), graduado, total de dois (um em cada torre).
Links/Fotos: Arquidiocese de Curitiba, Wikipédia, Circulando por Curitiba 1 e 2, Cultura-Arte, JCassiano, Cristiane Santiago.
Curitiba cresceu ao redor da primeira igreja católica da cidade, uma capela de madeira construída em 1693. Em 1715 foi elevada a Primeira Igreja Matriz, e em 1720 foi concluída a construção de uma igreja de pedra e barro. Em 1860 a adição de torres levou à formação de rachaduras, que motivou em 1875 a demolição do edifício. A construção da igreja atual durou até 1893, e durante esse tempo a Igreja do Rosário, no Largo da Ordem, funcionou como Matriz. O edifício neogótico, inspirado na Catedral de Barcelona, teve projeto do arquiteto francês Alphonse de Plas. Foi promovida a Catedral em 1911 e a Basílica Menor em seu centenário em 1993.

1916 - Paço da Liberdade
Local: Praça Generoso Marques
Detalhes: relógio mecânico, circular, dois ponteiros, face branca, números arábicos, graduado, inscrição "Hora Normal", total de três (frente e laterais da torre).
Links/Fotos: SESC/PR, Circulando por Curitiba, Eu Já Fui, Curitibairros, Jornale, Wikipédia, O Globo
Em 1914, o então prefeito Cândido Ferreira de Abreu (1856-1919) iniciou a construção da primeira sede própria da prefeitura no local do antigo Mercado Municipal, projetada por ele próprio com a ajuda do escultor Roberto Lacombe. O Paço Municipal foi inaugurado em 1916, e em 1948 foi batizado de Paço da Liberdade. Depois de 42 prefeitos, deixou de ser a prefeitura em 1969. Em 1974 tornou-se o Museu Paranaense, assim permanecendo até 2002. Com a restauração concluída em 2009, tornou-se um espaço cultural mantido pelo SESC/PR. É o único edifício curitibano tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

3 comentários:

Anônimo

Eu só acho estranho que no site do IPHAN não apareça o Paço da Liberdade lá, apesar de aparecer em inúmeros locais que ele é tombado pelo instituto.

Eduardo Capistrano

O link no nome do IPHAN leva a um documento intitulado "Bens Móveis e Imóveis Inscritos nos Livros do Tombo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 1938 - 2009. Quinta Edição - 2009. Revista e Atualizada".
Na página 102 do pdf (62 do documento) consta: "Prédio do antigo Paço Municipal, atual sede do Museu Paranaense na Praça Generoso Marques", inscrito sob nº 564.

Anônimo

Verdade!
Muito obrigado por esclarecer esta dúvida!

Comente...